Jogo e Variações com 3 Zagueiros no Futebol
Os esquemas que possuem variações com 3 zagueiros permitem a possibilidade de fazer a liberação dos times como o objetivo chegar ao ataque com um número maior de jogadores.
Justamente pelo avanço que os 3 zagueiros vão fazer, os dois laterais do sistema tático vão se tornar pontas. Por este motivo é importante entender que este sistema não é nada defensivo.
Durante esta leitura vamos entender um pouco como funciona o esquema elaborado desta forma. Vamos, lá acompanhe até o final!
O retorno dos 3 zagueiros na formação tática
Por muitos anos, fazer a formação com três zagueiros era considerado antiquado e não funcional por muitas equipes.
Entretanto, a formação que foi o marco da conquista da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2002 pelo seu pentacampeonato, as variações com 3 zagueiros conhecidas por 3-5-2 ou 3-4-3, estão de volta aos gramados, principalmente na Europa.
Existem outras variações, porém estas são as mais populares no universo futebolístico.
Entendendo o sobre o esquema 3-5-2
O sistema tático 3-5-2 é formado por:
- Uma linha com 3 zagueiros;
- 5 jogadores que estarão na linha do meio, dois serão meio-campistas abertos que seriam os alas;
- E 3 atacantes;
Podem existir grandes variações táticas dentro do esquema 3-5-2.
As configurações da linha de três, vai trazer ao técnico a possibilidade de optar por escolher 3 zagueiros ou dois zagueiros e um lateral, tendo como diferencial o central da linha de três, pois ele tem a opção de se posicionar como um cabeça de área.
Desta forma terá mais liberdade para seguir na frente dos outros dois zagueiros. Ou ele ainda vai ser um líbero, na cobertura dos seus companheiros pela zaga.
O sistema tático 3-5-2 pode se transformar quando estiver na sua fase defensiva para o modelo 5-3-2. Isto vai acontecer por conta do recuo dos alas, que vão se tornar laterais.
Existe a possibilidade da transformação no sistema 5-4-1, por conta do recuo dos alas e do atacante, os quais vão formar uma linha de quatro no meio de campo.
O mesmo modo de transformação também vai ocorrer quando o esquema 3-5-2 estiver na sua fase ofensiva. Este pode se tornar 2-3-5 devido ao avanço que os alas e meios campistas farão, desta forma o ala que ficou livre vai formar uma linha de três juntamente com o meio-campista e um zagueiro que estará mais avançado.
Vantagens da utilização do sistema tático 3-5-2
Existem algumas vantagens ao apostar na formação desse esquema que no passado foi considerado obsoleto, são elas:
- Superioridade numérica de jogadores nos corredores centrais do campo ao fazer uso desse sistema tático;
- Os espaços oferecidos pelo time de versar são bem utilizados pelos jogadores da frente;
- Existe a possibilidade dos alas auxiliarem com superioridade numérica e atacando de maneira intensa pelas corredores das laterais e, também, sendo amparados pelos volantes, uma vez que estiverem jogando pelos corredores dos adversários;
- Este sistema vai ajudar a ter uma segurança defensiva, pois os 3 zagueiros terão um espaço bem maior na cobertura, conseguindo fechar da melhor forma os corredores;
- Dá a possibilidade dos 7 jogadores de frente poderem realizar distintas variações ofensivas;
- Nesta formação será muito mais fácil de mudar os preceitos de marcação na defesa, como temporizações, fechamento de espaços, corredores e coberturas;
- Sempre terá uma marcação muito forte, além dos 3 zagueiros, podendo subir com a linha defensiva dentro do meio de campo;
- Justamente por preencher meio de campo e sistema vai auxiliar na manutenção da posse de bola durante a partida;
- Será possível também o ganho de amplitude e profundidade permitindo que os alas cheguem de forma adiantada e com muita força na ofensiva.
Conhecendo as desvantagens da utilização do esquema tático 3-5-2
Umas das principais desvantagens desse sistema tático está em:
- Por possuir menos laterais pode causar demora na defesa, uma vez,que os meias se embaralham na hora de fazer essa transição;
- Dificulta muito a vida dos laterais para chegarem a linha de fundo, tendo em vista se estiver formada a linha de cinco no momento de defesa e houver uma transição rápida entre os meias ou atacantes.
Entendendo como funciona o sistema tático 3-4-3
Ficou conhecido durante a Copa do Mundo que aconteceu no ano de 1962, onde apareceu, pela primeira vez, o sistema tático 3-4-3.
Nesse sistema vai existir a presença de um líbero, que é responsável por fazer a cobertura das jogadas, nos lados do meio campo terá um sal na defensiva associado de um ponta. E, também, três atacantes, onde dois deles serão pontas de lança e um será o centroavante.
Pode-se dizer que umas das principais vantagens desse sistema é:
- Por se tratar de um esquema com onde existem 3 atacantes e 3 zagueiros, em teoria, a equipe tem maior possibilidade de atingir um equilíbrio em relação à parte de e ataque;
- Por se transformar no sistema tático 3-2-5 durante a ofensiva, aumenta a sua superioridade numérica pelos corredores laterais, desta forma irá melhorar ainda mais as condições para fazer um excelente ataque;
- A ocupação da área nesse sistema é muito boa, tendo três atacantes próximos uns dos outros e, no centro, onde todos os cruzamentos passam por eles, podendo fazer uma roubada de bola e atacando de maneira rápida.
E a grande desvantagem de usar esse sistema tático está na:
- Por apresentar pouca quantidade de atletas no meio-campo e levando em consideração que 2 deles são alas, isso traz uma certa dificuldade durante a criação de jogadas mais ofensivas.
Em síntese, podemos concluir que um sistema com 3 zagueiros ainda é possível no futebol da contemporaneidade. Com a ressalva que deve ser bem analisado pelo treinador de cada equipe, visando os resultados que pretendem alcançar na temporada. Para saber mais sobre temas relacionados ao futebol acesso os sim da UniSport Brasil!