4-3-3, como funciona defensivamente e ofensivamente 

O sistema tático de futebol conhecido como 4-3-3 surgiu a partir do sistema tático 4-2-4. 

Durante a Copa do Mundo de sessenta e dois o time da seleção brasileira teve como sua base o sistema 4-2-4, onde Zagallo era o ponta esquerda e fazia o recuo para auxiliar o meio-campo. Foi então que deu início à tática que hoje conhecemos como 4-3-3

Desde então o sistema tático foi adotado pela seleção brasileira e começou a ser usado na Copa do Mundo de 1970. Durante este texto vamos entender melhor como funciona o esquema tático 4-3-3

Um pouco da história do sistema tático 4-3-3 

Foi considerada como uma grande evolução na parte tática do futebol o surgimento do esquema tático do 4-3-3. Foi muito utilizado pela seleção brasileira até os anos de 1990, onde poucas vezes foi substituído pela formação 4-4-2.

A maneira que os atletas se dispunham dentro de campo já chamava a atenção dos treinadores, que estavam preocupados em como fazer o preenchimento total de todos os espaços do campo de futebol.

A importância da preparação física dos atletas relacionada ao surgimento do esquema tático 4-3-3

Quando nasceu o formato 4-3-3 dentro de campo, consequentemente passaram a aparecer outras alternativas de formação tática dentro do futebol moderno.

Todas essas transformações se devem a um motivo mais que especial para esporte futebol, a preparação física dos atletas. Pois, mesmo o formato 4-3-3, a evolução para outros sistemas táticos passou por grandes alterações que foram importantes em relação à performance dos jogadores. 

Devido a preparação física os atacantes começaram a ter um poder maior de marcação, os meias tinham maiores possibilidades de fazerem alternadores de forma (tanto com ações ofensivas, quanto com  ações defensivas).  Já os defensores passaram a ter a autonomia de partir para o ataque.

O fato é que os atletas passaram a ter condições físicas muito melhores, o que auxiliou muito no preenchimento dos espaços dentro de campo. 

Conforme esse desenvolvimento foi acontecendo, as capacidades dos jogadores, consequentemente, começaram a surgir e daí notaram jogadores muito mais versáteis e com porte físico excelentes.

Alterações nos desenhos táticos das equipes

Mudou-se, também, a forma de fazer a marcação, que ficou cada vez mais alternada e, consequentemente, os desenhos da parte tática acabaram por ficar multiformes. 

Foi quando abriu um mar de oportunidades para aqueles jogadores de funções múltiplas, fazendo com que aqueles que tinham funções limitadas ficassem um pouco de lado. 

Até a própria formação do  4-3-3, que possuía um desenho mais rígido, acabou por se tornar 4-3-3 com uma forma muito mais dinâmica, onde era composta por atletas capazes de fazer a execução de duas ou mais tarefas dentro de uma partida de futebol. 

Conforme foi se sucedendo, a evolução das capacidades físicas dos atletas tornou-se muito importante para o surgimento de vários desenhos de sucesso dentro do futebol moderno. 

Ou até mesmo, na menor das hipóteses, ela foi responsável pelas grandes alterações dos sistemas de modelos pré-estabelecidos dentro do esporte. 

Existem muitos casos em que uma equipe de atletas entra formando um tipo de desenho e ao decorrer da partida acaba por se tornar outra durante o jogo, isto acontece por conta da grande versatilidade dos atletas atuais. 

Justamente por conta dessas e por outras características podemos afirmar que nos dias de hoje os sistemas táticos sofrem constantes transformações dentro de campo.

O fato é que no futebol da atualidade a mudança da regra para uma vitória valendo três pontos ajudou muito o retorno do sistema tático 4-3-3, sistema que vinha perdendo espaço para 4-4-2 e o 3-5-2. 

Entretanto, devido a  alteração desta regra, alguns técnico começaram a considerar um modelo de futebol mais ofensivo e praticamente trouxeram de volta o esquema do 4-3-3.

No futebol atual, algumas equipes acabaram por adotar este modelo de configuração tática, porém este não funciona como um padrão, muito diferentemente dos holandeses.

Atualmente, a seleção que mais usa este sistema de formação 4-4-3 é a Holanda, que utiliza como sistema tático base.  

Como funciona a formação do sistema tático 4-4-3

O modelo de formação tática clássica 4-3-3 é caracterizado pela presença de três homens naturalmente das posições de ataque e, por este motivo, este é considerado o sistema tático mais ofensivo dos sistemas atuais. 

A composição básica dessa configuração é composta por: 

  • 1 goleiro; 
  • 4 defensores; 
  • 3 meio-campistas; 
  • 3 atacantes.

As funções são distribuídas da seguinte forma: os meio-campistas fazem a proteção da área central e os laterais têm a missão de fazer o ataque pelas próprias laterais. 

A estruturação composta de quatro defensores é utilizada no mundo todo, independentemente dos tipos de formatos que existam no meio de campo ou no ataque.

De modo geral, o que vai ser diferente nos times com esta formação será decidir se um lateral avança ou recua mais, ou se algum dos zagueiros centrais tem a habilidade de sair para o jogo em contra-ataque. 

Porém, toda essa situação vai depender muito das especificações dos atletas que compõem o meio-campo e do ataque de cada equipe.

No formato original existia o recuo de um atacante, pois a formação básica era composta por dois atletas com capacidade de fazer armações das jogadas. Já no futebol moderno vem fazendo a mudança dessa composição, trazendo consigo as variações desse sistema tático. 

Principais características do sistema 4-4-3 

Podemos afirmar que uma das maiores características nesse sistema tático está em:

  • Existe um número equilibrado de atletas para cada compartimento do campo, preenchendo bem as lacunas;
  • Faz uma boa ocupação dentro do espaço ofensivo;
  • Faz com que a equipe adversária fique mais tempo em sua área defensiva; 
  • Pode ser alterada facilmente através de mudanças de posicionamento, ou seja, é uma tática muito flexível; 
  • Os atletas ficam em menor número atrás da linha da bola; 
  • Os atacantes a participam um pouco da parte defensiva; 
  • Deixa muito espaço à frente dos laterais e volantes; 

Ao final, foi possível entender melhor como funciona esse esquema tático configurado por 4-4-3 que é tão utilizado nos dias de hoje pelas equipes de futebol. Se você gostou deste artigo, acesse o site da UniSport Brasil para ler mais conteúdos como estes aqui! 

Curso de Futebol
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *